terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

#prasemprefenomeno


Dia 14/02/11 ficará marcado como um dia triste, mas histórico, o dia em que a lenda parou de jogar futebol!!! 

Pensei muito comigo mesmo se faria ou não um post sobre o Fenômeno, não por achar que ele não mereça, muito pelo contrário, por achar que eu não mereço falar sobre o que foi, sobre o que é e sobre o que sempre será a lenda de nome Ronaldo. Mas após receber conselhos de pessoas que considero muito, resolvi escrever pelo menos um pouco sobre o esplendor que um só jogador conseguiu causar em uma nação.

Muita gente duvidou deste homem, e foi por isso que ele encontrou motivação suficiente para dar a volta por cima tantas e tantas vezes, tanto é que na entrevista coletiva que concedeu na tarde desta segunda-feira, Ronaldo em um gesto extremamente humilde agradece os críticos, aliás...humildade é uma das palavras chave para (tentar) descrever este homem, pois mesmo após ter ganhado inúmeros títulos e ser consagrado por inúmeras torcidas, ele nunca deixou de ser o mesmo cara simples e prestativo do início de carreira, até acho que essa é uma das razões por termos sofrido tanto com suas graves contusões, afinal todo o mundo se mobilizou naquele jogo do dia 12/04/2000 diante da Lazio, em que Ronaldo teve sua primeira grave lesão. Nos quinze messes que se sucederam, ficamos todos apreensivos, temendo que ele nunca mais voltasse, mas ele não só voltou como decidiu a Copa de 2002 a favor da nossa seleção, se tornando um dos maiores exemplos de superação de todos os tempos. Mas tinha tempo para mais, isso porque no dia 13/02/2008 quando atuava pelo Milan, o Fenômeno conheceu mais uma grave lesão, mas depois de mais uma longa recuperação, ele deu a volta por cima mais uma vez e deu início a uma era que todos nós não iremos nos esquecer... a ERA Corinthians.

Ronaldo corajosamente aceitou a proposta do Timão, e disse a frase que nunca vamos nos esquecer : "sou mais um louco, pra se juntar a esse bando de loucos", confesso que no começo eu estava em dúvida se ele conseguiria, mais uma vez, mostrar o que ele sabe dentro de campo, mas essa dúvida durou apenas até a apresentação oficial, isso porque a alegria no rosto do Fenômeno era visível, e ali eu tive certeza que ele estava mais uma vez 100% motivado. O primeiro momento inesquecível dele com a camisa alvinegra foi seu primeiro gol, e logo contra o Palmeiras, aos 48' do segundo tempo, perdíamos de 1 a 0...escanteio cobrado e lá estava ele, para colocar para dentro, em um dos momentos mais emocionantes que eu já vi na vida, até o alambrado desabou de tanta emoção, na semi-final do paulista contra o São Paulo mais um show, no jogo de volta o Timão fez 2 a 0, com direito a uma arrancada inacreditável do camisa 9...mas o melhor estava guardado para a final contra o Santos, e no jogo de ida, Ronaldo fez uma das atuações mais memoráveis que já presenciei, os torcedores santistas na vila, ficaram de boca aberta, confesso que NUNCA vou esquecer do gol por cobertura feito pelo Fenômeno naquela ocasião, após o jogo não consegui segurar as lágrimas, a alegria transbordou, pois o maior jogador de sua geração estava ALI, defendendo o MEU clube de coração, e fazendo MÁGICA. Na Copa do Brasil 2009 foi um espetáculo após o outro, o camisa 9 comandou um time que voava dentro de campo, era inacreditável... duas competições e dois títulos para ele, superando as espectativas de toda a nação corintiana. 

Infelizmente as contusões fizeram com que Ronaldo não voltasse mais a ser o que foi em 2009, mas isso não importa, só ter a honra de vê-lo dentro de campo vestindo o manto sagrado, e se declarando corintiano FOI DEMAIS. Mas tudo tem um fim, e pegando todos de surpresa, o Fenômeno anunciou o fim de sua carreira como jogador de futebol nesta quarta-feira, e durante a entrevista coletiva quando se referiu ao Corinthians, meus olhos lacrimejavam assim como os de Ronaldo, afinal é emocionante ver o melhor jogador que eu já vi jogar, encerrando a carreira no no clube que eu amo. Por isso só tenho mais uma coisa a dizer : OBRIGADO RONALDO!!! 

#prasemprefenomeno


3 comentários:

  1. Muito legal teu post cara, parabéns! Bela homenagem.

    ResponderExcluir
  2. Sou são paulino mas admito...Ronaldo é Ronaldo, ídolo nacional! belo post.

    ResponderExcluir